Projetos Atuais

Há muitas maneiras de você se envolver em nosso trabalho e nos ajudar a transformar vidas.

Projeto Ser Jovem

Atende jovens de 15 a 20 anos. O projeto Ser Jovem é oferecido através de duas opções: Ser Jovem Universitário e Ser Jovem Empreendedor.

SER JOVEM UNIVERSITÁRIO

O Ser Jovem Universitário tem como objetivo capacitar jovens que não dispõem de condições financeiras para custear um curso preparatório para o ingresso em instituições públicas ou privadas de ensino superior no país.

Contamos com professores voluntários e oferecemos as seguintes disciplinas: Português, Redação, Literatura, Matemática, Filosofia, Sociologia, Biologia, Geografia, História, Física, Química, Inglês e Espanhol.

HISTÓRIA

A história do Ser Jovem Universitário teve seu início em 2007, quando o professor de matemática Daniel de Oliveira Lima, com o apoio de voluntários e da Igreja Batista Betânia, criou a então Classe Comunitária Pré-Vest IBB, para moradores de baixa renda da comunidade Vila João Lopes, em Sulacap.

Ao longo de sua história, além dos inúmeros professores voluntários, o curso contou com parcerias importantes como o Departamento de Educação da PUC-Rio, através do seu Núcleo de ApoioPedagógico às Classes Comunitárias (NAPC), e doação de apostilas pelo Curso de A a Z.

Em 2012, a Classe Comunitária transformou-se no Instituto Bem (IBEM), organização social sem fins lucrativos. Em 2019, o Instituto Bem encerrou suas atividades e a partir de 2020, o curso preparatório até então desenvolvido pelo IBEM, tornou-se oficialmente o Ser Jovem Universitário, passando a integrar o escopo dos projetos sociais do Programa Integração do Instituto.

SER JOVEM EMPREENDEDOR

O projeto visa contribuir, identificar, investir em competências e desenvolver a empregabilidade dos seus usuários, promovendo a qualificação profissional, o incentivo ao empreendedorismo e o estímulo a sua inserção no mercado de trabalho.

O Ser Jovem Empreendedor busca aproximar teoria e prática por meio de um viés psicopedagógico, que incluiu atividades como rodas de conversas, dinâmicas de grupo, aulas de informática, português, palestras, técnicas de postura para entrevista, elaboração de currículos, etc.

O projeto ainda conta com o apoio do Espaço Cidadão, projeto educacional desenvolvido pelos parceiros do Instituto da Criança – IC, que aborda temas como cidadania, empreendedorismo, economia doméstica, família, meio ambiente, sexualidade, saúde e bem-estar, etc.

Sobre o PROGRAMA INTEGRAÇÃO

Ao longo dos anos, o Instituto foi se aperfeiçoando e desenvolveu o Programa Integração, que reúne múltiplos projetos que visam contribuir por meio de atividades socioeducativas com o processo de ensino-aprendizagem, a promoção da saúde e bem-estar, atenção especial às gestantes e a primeira infância, cidadania, trabalho em equipe e o autoconhecimento, ampliando a visão de mundo dos usuários e proporcionando a compreensão de direitos e deveres como cidadãos. Desse modo, tanto se promovem ações para a valorização, participação e o fortalecimento familiar do público-alvo, como para torná-los agentes transformadores da sociedade.  

Nossos projetos possuem cinco eixos norteadores para suas ações pedagógicas. São eles: Acolher, Atender, Suprir, Capacitar e Desenvolver.

Share on facebook
Compartilhar
Share on twitter
Tweetar